domingo, 5 de abril de 2015

INTERNET E WEB QUAL A DIFERENÇA?

A respeito da Internet e dos riscos associados ao seu uso, julgue o item:
 
A Internet é uma rede mundial de computadores que possibilita o acesso, por meio de um navegador, a páginas web que estejam localizadas nos mais diversos pontos do planeta; portanto, Internet e WWW são termos que podem ser considerados sinônimos.
 
O item acima fez parte da prova para o cargo de Secretário Escolar, no concurso promovido pela SEPLAG/DF, no ano de 2009, sendo o CESPE/UnB a banca examinadora. 
 
Embora muitas pessoas repitam no dia expressões como: Navegar na Internet e Conectar-me à Web, quase sempre de forma indistinta. Internet e World Wide Web – ou simplesmente Web, são duas coisas diferentes. Embora haja uma clara relação entre elas.
 
A Internet é uma gigantesca rede de computadores, que interliga diversas outras redes de longa distância. Ou seja, trata-se de uma infraestrutura em rede. Usada para conectar milhões de computadores globalmente, onde qualquer computador pode comunicar-se com qualquer outro computador deste que ambos estejam conectados a ela. A informação que viaja pela Internet o faz por meio de uma variedade de linguagens conhecidas por protocolos.
 
A WWW, acrônimo de World Wide Web, que pode ser traduzido como Teia de Alcance Mundial, trata-se de um modelo de compartilhamento de arquivos pelo qual se acessam os arquivos em HTML ou outros formatos para visualização de hipertextos, também é usada para acessar aplicativos que possuem outras finalidades, como email, transferência de arquivos e acesso a bases de dados. Este modelo foi desenvolvido para funcionar sobre a Internet. A Web usa o protocolo HTTP, que é apenas uma das linguagens utilizadas na Internet, para transmitir informações, e serve-se de browsers, como o Internet Explorer, Mozilla Firefox ou o Google Chrome, por exemplo, para que esses documentos possam ser visualizados. Costumamos termos como páginas, sites, portal e home-page para nos referirmos a esses documentos. Atualmente, os documentos Web podem conter além de textos, recursos multimídia como gráficos, sons, vídeo e até aplicativos completos e podem ser ligados uns aos outros através de hyperlinks. 
 
Em outras palavras, podemos dizer que a Web é apenas uma das formas como as informações podem ser acessadas e disseminadas pela Internet. A Internet, e não a Web, contém ainda uma série de outros serviços como e-mail, Newsgroups, Instant Messaging. VoIP e FTP. Por exemplo, se você estiver utilizando programas como o MSN para trocar mensagens instantâneas com alguém, ou o Outlook para ler e enviar e-mails. Você estará na Internet, mas não na Web. Uma vez que faz isso sem usar um navegador, acessando páginas online. Portanto, a Web é apenas uma parte da Internet. Embora possa ser vista como a parte mais importante. Sendo assim, o item do CESPE deve ser entendido como ERRADO, uma vez que os dois termos não podem ser entendidos como sinônimos. 
 
Outra questão para analisar, esta foi publicada pela FUNIVERSA no concurso de agente da Polícia Civil do DF.
 
(PCDF/2009) A respeito da Internet, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta. 
I - Na  Internet,  cada  página  tem  um  endereço  próprio. Esses endereços são chamados  de  domínios,  como, por  exemplo:  http://www.universa.org.br.  Neste Exemplo,  a  categoria  de  domínio  org.br  significa entidades do governo federal. 
II - Bluetooth é um padrão global de comunicação sem  fio e  de  baixo  consumo  de  energia  que  permite  a transmissão  de  dados  entre  dispositivos  compatíveis com  a  tecnologia.  Os dispositivos Bluetooth se comunicam  formando uma  rede na qual podem existir mais de cinco dispositivos diferentes conectados entre si.
III - Os  cookies  são  programas  que  os  servidores  da web armazenam no disco rígido do usuário.
IV - A Internet possui dois protocolos de transporte: o UDP, que  garante  a  entrega  e  a  sequência  correta  de pacotes,  e  o  TCP,  que  não  garante  a  entrega  nem  a sequência correta de pacotes entregues.  
V - A Word Wide Web  é  uma  estrutura  arquitetônica  que permite o acesso a documentos vinculados espalhados por milhares de máquinas na Internet. 
 
A quantidade de itens certos é igual a
 
(A) 1.  (B) 2.   (C) 3.  (D) 4.  (E) 5.
 
 
Nesta questão a FUNIVERSA cometeu um erro material que comprometeu sua interpretação. No item V, vemos o termo Word Wide Web. Note: “Word” e não “World”. A FUNIVERSA é famosa por redigir questões com “pegadinhas” ortográficas, poderia ser este o caso. Por bem ou por mal, a banca achou melhor anular a referida questão. O item poderia ser identificado como certo, não fosse esse pequeno detalhe. O item II também é correto. 
  • Erion Monteiro
    Erion Monteiro é Bacharel em Sistemas de Informação com especialização em Análise e Projeto de Sistemas. Professor de informática no Gran Cursos Siga no Twitter (twitter.com/erionmonteiro) e também no Facebook 

  • Fonte:Folha Dirigida

Nenhum comentário:

Postar um comentário