quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

BREVE HISTÓRICO DA ESCOLA NORMAL EM SANTA RITA-PB

   
 A Escola Norma Estadual de Santa Rita foi criada por Decreto Lei nº2936, de 22 de novembro de 1962.Em 1967 por iniciativa do Deputado Egidio Madruga, atendendo aos apelos da população local da cidade, iniciou-se suas atividades como “Curso Normal” em salas do Colégio Estadual de Santa Rita, hoje conhecido como colégio Estadual de Ensino Médio e Fundamental Eneas Carvalho.
Iniciou com uma sala onde funcionava o 1º ano do Curso Normal.
  Para atendimento da clientela aos 02 de maio de 1962 instalou-se como “Escola Normal”,já com sua turma de concluintes à rua Juarez Távora nº36 tendo como Diretora Escola na época a professora Maria Eunice de Castro Madruga e Vice-diretora Maria da Penha Lopes.
    O nome recebido pela instituição Escola Normal de Santa Rita foi dado em homenagem a cidade.
    Através do Decreto nº7715 de 12 de Agosto de 1978 a referida Escola passou a ser denominada de Escola  Normal Estadual “Anísio Pereira Borges” onde foi transferida para o 2º prédio próprio localizado a Rua José de Alencar SN no bairro Tíbiri Fábrica .Integrada neste estabelecimento de Ensino, funcionando a Escola de Demonstração que atendia a clientela de Educação Infantil, Educação Especial de 1º a 4º série do Ensino Fundamental.
    Esta instituição de ensino público foi reconhecida pelo Conselho Estadual através da Resolução150-02CEE em 11 de dezembro de 1986tendo como diretora escola na época a professora Maria Tereza Dias Lins que realizou e deixou este grande marco em benefício da Educação de Santa Rita-PB, sendo assessorada pelas vices diretoras: Maria das Neves Vieira Santos e Virginia Maria e Silva.
   Entre 2002,2003,2004 a escola é ampliada atendendo as necessidades da clientela, sendo construída mais 4 salas de aulas ,o refeitório,cozinha e sua caixa de água.Teve inicio na administração da professora Euza Maria de Melo e foi concluída na gestão da Professora Bernadete de Lourdes Nascimento Costa, assessorando-a como gestoras adjuntas Elza de Souza Almeida e Bernadete Lopes Araújo Barbosa.
   Atualmente a Escola Normal Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Anísio Pereira Borges”, mantém a sua tradição pedagógica em quase toda sua amplitude formando a cada ano competentes professores que contribuirão para o engrandecimento do amanhã no que diz respeito ao amparo educacional da nova geração.

  Em 2001 a Lei nº9394-96 prevê que todos estabelecimento de ensino médio normal passará a ter duração de quatro anos como também mudanças na grade curricular de ensino.
YNDREWS FILLIPH

Nenhum comentário:

Postar um comentário