segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

ORQUESTRA SINFÔNICA JOVEM-PB ENCERRA TEMPORADA 2014

Música russa, trilhas cinematográficas e canções tradicionais do período de festas de fim de ano marcam o repertório do Concerto de Natal que a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba apresenta, nesta quinta-feira (18). O espetáculo, que acontece às 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, marca o encerramento da temporada 2014 e será conduzido pela batuta do regente titular, maestro Luiz Carlos Durier. A entrada é gratuita.
Abrindo o programa da noite, a Orquestra Jovem executará uma obra até então inédita em solo paraibano. De Rimsky-Korsakov apresenta pela primeira vez a “Abertura” sobre temas russos, “Op. 28”. O conteúdo temático foi inspirado em temas do folclore.
Nas “Oito Canções Populares Russas” escritas em forma de suíte, Lyadov tenta mostrar as tradições do seu país. As canções são de ordem religiosa, de Natal, de ninar, várias danças e até lendas. Nesse trabalho, o compositor consegue unir expressão, sentimento e emoção.
A música do cinema também vai estar em evidência em dois arranjos de Ted Parson. No “Rei Leão” a inspiração vem do Afro Pop e do Reggae. Já no Superman, os motivos são da ação, da força e da luminosidade.
Leroy Anderson compôs “Um Festival de Natal” na forma de uma abertura de concerto. Selecionou as mais populares canções natalinas, em um arranjo primoroso e emocionante. Nesse trabalho, ouviremos em sequência: “Alegria do Mundo”, “Pinheirinho”, “Os Anjos Mensageiros Cantam”, “Noite Feliz”, “Jingle Bells” e “Adeste Fidiles”. Dessa forma, o regente promete um  final apoteótico.
“Chegamos ao fim de uma bela temporada, rica em repertório, diversa em estilos. Aos integrantes da Orquestra Jovem um agradecimento especial e um caloroso bravo por todas as conquistas. O trabalho com disciplina e comprometimento com a música traz os melhores resultados e o engrandecimento artístico”, finaliza Durier.

FONTE:http://www.paraiba.pb.gov.br/95139/sinfonica-jovem-apresenta-concerto-natalino-e-encerra-temporada.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário