terça-feira, 9 de dezembro de 2014

CINCO FILMES SOBRE A VIRADA DO ANO

Nosso tradicional set list da semana irá listar cinco filmes sobre a virada do ano novo em comemoração dessa nova data que se aproxima logo após o Natal.

1-Os penetras
Uma das festas de ano novo mais famosas do mundo acontece no Rio de Janeiro, onde cerca de 15 minutos de fogos de artifício encantam milhares de pessoas em Copacabana. A comédia brasileira Os Penetras, ainda em cartaz nos cinemas, usou o evento para contar a trajetória de como Marco Polo (Marcelo Adnet) e Beto (Eduardo Sterblitch) se conheceram.

A história acompanha a saga de Beto à procura de seu grande amor, Laura. Vindo de Volta Redonda, ele pouco conhece a cidade maravilhosa e se torna presa fácil para o trambiqueiro Marco Polo, que está de olho no quanto pode faturar ao ajudá-lo. Não demora muito para que eles se tornem amigos e entrem como penetras em uma badalada festa de ano novo em plena orla carioca.


Dirigido por Andrucha Waddington e também estrelado por Stepan Nercessian eMariana XimenesOs Penetras já foi visto por 1,8 milhões de pessoas. Trata-se do terceiro filme brasileiro mais visto de 2012, atrás apenas de Até que a Sorte nos SepareE Aí... Comeu?.

2- Noite de ano novo
O sucesso de Idas e Vindas do Amor fez com que o diretor Garry Marshall apostasse em outra comédia romântica que seguisse a fórmula de trazer várias histórias em uma data marcante. Assim nasceu Noite de Ano Novo, que, como o próprio título denuncia, acontece em pleno 31 de dezembro.

Para compôr o clima festivo, o longa-metragem foi situado numa das cidades com reveillon mais badalado da atualidade: Nova York. Com isso características muito particulares, como a imensa bola que desce a Time Square e o excesso de propaganda no evento, ganham um bom espaço em meio às diversas tramas que correm paralelas à proximidade do novo ano.


3-Sex and City -O filme
ucesso nas telinhas, a série de TV Sex and the City migrou para o cinema com o quarteto protagonista: Sarah Jessica ParkerKim CattrallCynthia Nixon e Kristin Davis. A história gira em torno de Carrie Bradshaw (Parker), abandonada no altar por Mr. Big (Chris Noth). A depressão é inevitável e leva Carrie a perder a vontade de sair de casa. Até que, em pleno reveillon, a amiga de todas as horas Miranda (Nixon) decide cruzar a cidade de pijama para passar a virada de ano ao lado de Carrie.

Sex and the City - O Filme
 foi um tremendo sucesso, arrecadando US$ 415 milhões nas bilheterias mundiais. Ganhou uma sequência, Sex and the City 2, que não foi tão bem junto ao público.


4-Crepúsculo dos Deuses
Como esquecer Norma Desmond? Inspirada nas atrizes do cinema mudo que foram deixadas de lado com a chegada da fala aos filmes, esta personagem imortalizada porGloria Swanson é um dos destaques de Crepúsculo dos Deuses. Exagerada e egocêntrica, ela vive isolada em sua mansão sendo paparicada pelo mordomo, que faz com que acredite ser ainda uma grande estrela do cinema.

O contraste entre o que Norma acredita ser e o que realmente é vem à tona na festa de reveillon organizada em sua mansão, onde apenas ela, o mordomo, o amante Joe Gillis (William Holden) e os músicos contratados marcam presença. É também um dos vários momentos de tensão entre Norma e Joe, que mantém um relacionamento com ela de olho no conforto e na grana que pode obter.

Dirigido por Billy WilderCrepúsculo dos Deuses é um dos maiores clássicos da história do cinema. Recebeu 11 indicações ao Oscar e venceu em três categorias: roteiro, trilha sonora e direção de arte em preto e branco.


5-O PRIMEIRO DIA
Perto da virada de 1999 para 2000, a rede de televisão francesa Arte encomendou vários longa-metragens que tivessem como tema esta passagem. A dupla Walter SallesDaniela Thomas foi selecionada pelo projeto, pelo qual rodou O Primeiro Dia.

Situado no Rio de Janeiro, o longa traz a história do encontro entre João (Luiz Carlos Vasconcelos) e Maria (Fernanda Torres). Ele foge da prisão em pleno dia 31 de dezembro, enquanto ela está desesperada devido ao abandono do marido. Juntos, eles têm a chance de recomeçar a vida.

O Primeiro Dia foi o primeiro filme dirigido por Walter Salles após o sucesso deCentral do Brasil, que ganhou o Festival de Berlim e recebeu duas indicações ao Oscar, nas categorias de melhor atriz (Fernanda Montenegro) e melhor filme estrangeiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário