segunda-feira, 1 de setembro de 2014

CINCO FILMES SOBRE A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

A Primeira Guerra Mundial faz 100 anos e em memòria desse tenebroso conflito nosso set list dessa semana irá trazer 5 filmes sobre esse conflito.
1-A Grande Guerra
Itália, 1916. Oreste e Giovanni, como todos os jovens do país, são chamados para se alistar no exército, para lutar na Primeira Guerra Mundial. Os dois fazem de tudo para escapar dessa obrigação. Contudo, os dois acabam no front de guerra e se vêem encarregados de uma missão decisiva.
2-Glória Feita de Sangue
Da segurança de um castelo atrás das linhas de combate, o Quartel General francês passa uma ordem direta para o Coronel Dax (Kirk Douglas): tomar uma posição inimiga a qualquer custo. Uma missão totalmente suicida, e um ataque destinado ao fracasso. Para dar cobertura a seu erro fatal, os Generais ordenam a prisão de três soldados inocentes, acusando-os de covardia e motim. Dax, advogado na vida civil, se rebela em defesa dos homens, mas logo percebe, que a menos que consiga provar que os Generais foram os culpados, será necessário um milagre para salvar seus clientes do esquadrão de fuzilamento. Uma impressionante obra de arte do diretor/escritor Stanley Kubrick e dos roteiristas Calder Willingham e Jim Thompson, Glória Feita de Sangue é uma dolorosa acusação sobre a política militar e "uma experiência cinematográfica inesquecível" (Newsweek).
3-Flyboys
Poster do filme Flyboys
Antes que os Estados Unidos entrassem na Primeira Guerra, pilotos americanos já se alistavam no exército francês. O filme acompanha a trajetória de um grupo desses jovens que se voluntariaram para se tornarem os primeiros pilotos de guerra no histórico combate.

4-A fita branca
Um vilarejo protestante no norte da Alemanha, em 1913, às vésperas da Primeira Guerra Mundial. A história de crianças e adolescentes de um coral dirigido pelo professor primário do vilarejo e suas famílias: o barão, o reitor, o pastor, o médico, a parteira, os camponeses. Estranhos acidentes começam a acontecer e tomam aos poucos o caráter de um ritual punitivo. O que se esconde por trás desses acontecimentos?
5-Crepúsculo das àguias
James Mason, George Peppard e Ursula Andress abrilhantam este comovente drama ambientado na Alemanha durante o fim da 1ª Guerra Mundial. Bruno Stachel (Peppard), um camponês promvido à elite da força aérea alemã, se vê batalhando contra o inimigo nos céus, mas também contra o preconceito de seus colegas da aviação nascidos em outra classe social. Para superar seu estigma, Stachel prova que não medirá esforços - honrados ou desonrados - para ganhar a medalha mais cobiçada na aviação do seu país: a Blue Max . Mas ele logo descobre o preço que precisa pagar para ser chamado de herói... Um filme consagrado por sua história corajosa e por suas cenas aéreas espetaculares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário