segunda-feira, 5 de maio de 2014

CINCO FILMES SOBRE TEATRO

O cinema gosta de usar metaliguagem quase que sempre em suas história.E uma das artes mais retratadas na sétima arte é o teatro.Para quem gosta de palco hoje vamos falar de cinco filmes que usam o teatro como pano de fundo para suas tramas.

1-As Aventuras de Molière
 Conta a história do jovem autor e diretor teatral, conhecido como Molière, que em 1658 zombava da nobreza em suas peças popularescas, que encenava pela França. preso por dívidas, ele é ajudado por um homem rico, que pede que ele encene uma peça, para ajudá-lo a seduzir sua amada. Traça um panorama da época, através do olhar divertido do personagem.
c
2-
Adeus, Minha Concubina 
Dois homens, que passaram a vida trabalhando na Ópera de Pequim, um interpretando o rei e outro sua concubina, se reencontram após o fim da revolução cultural. conta sua história desde aprendizes, os ciúmes provocados por uma mulher que se colocou entre eles, as brigas e reconciliações, tendo como fundo o conturbado panorama cultural e político da China ao longo do século. importante filme de Chen Kaige.
3-
A Bela do Palco 
 Em 1660 todos os papéis no palco tinham que ser interpretados por homens. até que o rei, cansado de ver sempre o mesmo ator nos papéis femininos, decide permitir às mulheres atuar. Com isso o maior ator feminino - Billy Crudup - ´perde sua função e vê apenas o suicídio como solução. Ótimo filme.
4-
 
Tiros na Broadway 
John Cusack é um dramaturgo idealista, que não aceita se vender, até que um gangster se propõe a financiar sua peça, desde que sua namorada seja a estrela. além da falta de talento dela, terá que conviver com os estrelismos da atriz principal - Dianne Wiest ótima, ganhadora do Oscar -, os exageros do ator principal, os problemas de sua vida pessoal, os palpites do segurança do gangster... uma das boas comédias de Woody Allen.
5-
Shakespeare Apaixonado 
 Mostra o ambiente londrino na época áurea de William Shakespeare, então um jovem talentoso em pleno bloqueio criativo. ótimo roteiro, ilustrando o negócio do teatro, entrelaçando-se com fatos de sua vida pessoal, que teriam inspirado seus textos. Ganhou 7 Oscars.



Nenhum comentário:

Postar um comentário