terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

COMO MONTAR UM CONGRESSO OU SIMPÓSIO

Montar um congresso não é algo complicado mas exige muita dedicação e organização.Seja ele de jovens,de música ou de dança um congresso tem que ser algo impactante espiritualmente.Algo mal feito ou desorganizado quebrará a credibilidade da igreja para próximos eventos.O congresso que vamos falar aqui pode ser organizado em um ou mais dias.Como o público alvo desse artigos são lideres e coordenadores de evento cristão vou falar de como montar um congresso que pode ser especifico ou geral para igreja.
1º Defina quantas pessoas você quer que participe.Defina seu público alvo se é um congresso de adoração,jovens,casais ou senhores(as).
2ºApós defini a quantidade planeje a duração,o local onde será feito.Atente para esse último pois o público deverá ficar confortável ter acesso a cantinas,estacionamento e banheiros separados por sexo.Fui para um recentemente que só tinha um banheiro para ambos os sexos e sujo.E olhe que era numa renomada igreja aqui em João Pessoa-PB.
3º Prepare as fichas de inscrição, opte por presencial ou on line quem sabe até ambos.Você irá precisar também da seguinte equipe:
-Inscrição
-Tesouraria
-Compras
-Recepção
-Programação
-Produção
-Guia Espiritual
-Equipe de oração
-Cozinha e cantina
-Hospedagem (Se tiver)
-Trânsito (Cuidará do estacionamento)
-Equipe de louvor
4ºDefina o tema e a divisa.Com isto em mente você poderá chamar os palestrantes,fazer as dinâmicas e montar os nomes das palestras.
5º Faça um culto de abertura a noite ( Exemplo na sexta) ai você decide se será aberto para todos ou só os participantes.Eu recomendo abrir para todos para deixar o gostinho de quero participar para quem não se escreveu.Esse culto deve ser bem avivado e dinâmico.Ter um ministério de louvor de fora,a palavra do pastor principal e do dirigente do evento.Pode -se recolher ofertas e o pregador deve ser um dos principais do congresso.Para atender ao palestrante deixe disponível garrafas de água, microfone, aparelho de reprodução de slides, caneta, folhas em branco, pen drive e a programação do congresso para que ele possa se situar e dar sequência a novas palestras e apresentações. É importante checar todos os aparelhos antes para não correr o risco de que falhem na hora H.  Mas Prepare-se para imprevistos com equipamentos extras.
6º Durante o dia faça algo dinâmico .Divida a galera em grupos para clinicas separadas de acordo com temas.Tenha uma palestra principal de manhã.Apresentações de teatro e afins.Após o almoço o mesmo esquema mas no lugar da palestra principal pode ser um testemunho.
7ºNo culto de encerramento pode ser fechado ou aberto.Coloque o melhor pregador do evento.Faça uma festa mesmo com participação de cantores, dança,teatro.
Essa é apenas uma sugestão adapte de acordo com a liturgia e a doutrina de sua igreja.E bom congresso.

Por Yndrews Filliph