segunda-feira, 25 de novembro de 2013

WORD E WRITER PRINCIPAIS DIFERENÇAS

PRINCIPAIS DIFERENÇAS NO MENU ARQUIVO



A maioria dos comandos do Menu Arquivo são iguais nos dois programas, como os comandos SALVAR, ABRIR, NOVO, IMPRIMIR e FECHAR. Com exceção das teclas de atalho (bem mais fáceis de decorar, pois derivam dos termos em inglês!!!), esses comandos são semelhantes em seus nomes, funções e localizações (nos menus). Confira as principais diferenças:

- No menu arquivo, o Writer (e os outros programas do conjunto) possui o comando EXPORTAR PARA PDF, que permite salvar o conteúdo do documento diretamente em um arquivo PDF, implementando, inclusive, a segurança deste tipo de arquivo sem necessitar do programa Adobe Acrobat ou similares, como: FoxPro, PDF Nitro. Este comando não é encontrado no Word. Já está aí uma grande vantagem!

- O comando VISUALIZAR IMPRESSÃO do Word, é conhecido no Writer de
VISUALIZAR PÁGINA.

- O Word possui, no menu arquivo, a opção CONFIGURAR PÁGINA, que é equivalente à opção PÁGINA, que o Writer traz no menu Formatar.

- O Word traz opções próprias, que não existem no Writer, tais como:PESQUISAR ARQUIVO, VISUALIZAR PÁGINA DA WEB, PERMISSÃO..., SALVAR COMO PÁGINA DA WEB.

Menu Editar

PRINCIPAIS DIFERENÇAS NO MENU EDITAR

- No menu Editar do Writer, existe o comando ALTERAÇÕES, que não existe no
Word (no Word, existe um comando chamado CONTROLAR ALTERAÇÕES, que fica
no menu Ferramentas).

- Existe apenas no Word um comando chamado ÁREA DE TRANSFERÊNCIA DO
OFFICE para permitir a cópia, recorte e colagem de objetos entre os programas do
Microsoft Office.

- No Word, o comando IR PARA..., presente no menu Editar, é igual ao comando
NAVEGADOR, no menu Editar do Writer.

- No Word, o comando LOCALIZAR e o comando SUBSTITUIR são dois comandos
separados, já no Writer existe apenas um comando chamado LOCALIZAR E
SUBSTITUIR.

- O Writer possui no menu editar o comando AUTOTEXTO, o mesmo encontrado
no menu Inserir, do Word.



Menu Exibir

PRINCIPAIS DIFERENÇAS NO MENU EXIBIR

- No menu Exibir do Writer, existem apenas dois modos de exibição: LAYOUT DE IMPRESSÃO e LAYOUT DA WEB. Esses dois também existem no Microsoft Word, que apresentam mais alguns: NORMAL, TÓPICOS e LAYOUT DE LEITURA.

- No Word CABEÇALHO E RODAPÉ é um comando só. No Writer, existem dois: o comando CABEÇALHO e o comando RODAPÉ (são separados) e ficam no menu Inserir.

Menu Inserir
PRINCIPAIS DIFERENÇAS NO MENU INSERIR

- Como já dito antes, o Writer possui dois comandos diferentes para cabeçalho e rodapé! E, diferentemente do Word, esses dois comandos ficam no menu Inserir, não no Exibir ( no Word). Cuidado pois este assunto é freqüentemente cobrado em provas de concurso!

- O comando AUTOTEXTO que fica no menu Inserir do Word, é encontrado no menu Editar do Writer.

- O comando SÍMBOLO no Word, tem outro nome no Writer: chama-se CARACTERE ESPECIAL.

- Enquanto que no Word temos os comandos NÚMEROS DE PÁGINAS, DATA E HORA e CAMPOS diretamente dentro do menu Inserir, o Writer possui um submenu chamado CAMPOS e nele, existem os comandos NÚMERO DA PÁGINA, DATA, ASSUNTO, HORA etc.

- Uma dica: O comando TABELA está dentro do menu Inserir. No Word, para se inserir uma tabela no texto, usa-se o comando INSERIR TABELA que fica dentro do menu TABELA. Já no Writer, isso também é possível dessa forma, mas existe o comando TABELA aqui dentro do menu Inserir também. Vai entender!!!

Menu Formatar


PRINCIPAIS DIFERENÇAS NO MENU FORMATAR

- O comando FONTE se chama CARACTERE no Writer.

- No Writer, existe um comando chamado PÁGINA que equivale ao comando CONFIGURAR PÁGINA do menu Arquivo do Word, como já mostrado anteriormente.

- O MAIÚSCULAS E MINÚSCULAS do Word mudou de nome: ele se chama ALTERAR CAPITALIZAÇÃO no Writer.

- No Writer, em seu menu Formatar, existe a opção ALINHAMENTO, que contém as opções ESQUERDA, CENTRALIZADO, DIREITA e JUSTIFICADO. Esses comandos alteram o alinhamento dos parágrafos. No Word, esses comandos fazem parte da janela do comando PARÁGRAFO, também no menu Formatar.

Menu Tabela


PRINCIPAIS DIFERENÇAS NO MENU TABELA

- No Word, temos um comando chamado DESENHAR TABELA que não existe no Writer.

- O comando MOSTRAR/OCULTAR LINHAS DE GRADE do Word se chama BORDAS DA TABELA no Writer.

- O AUTOAJUSTE do Word chama-se AUTOAJUSTAR no Writer.

- O comando AUTOFORMATAÇÃO DE TABELA do Word se chama, no Writer, AUTOFORMATAR.

- O comando REPETIR LINHAS DE TÍTULO, se chama REPETIÇÃO DE LINHAS DE TÍTULO.


Menu Ferramentas


PRINCIPAIS DIFERENÇAS NO MENU FERRAMENTAS

- No Word, o comando COMPARAR E MESCLAR DOCUMENTOS está no menu Ferramentas, mas no Writer, ele está no menu Editar, como já foi falado aqui antes, sob o nome de COMPARAR.

- O Writer não traz correção gramatical, como o Word. No Writer, o comando CORREÇÃO ORTOGRÁFICA, faz apenas a correção ortográfica (como o Writer é um software livre, há vários projetos em andamento para se criar um Corretor Gramatical. O mais conhecido é um programa chamado CoGroo – desenvolvido aqui no Brasil. Você poderá saber mais sobre ele em:
http://cogroo.incubadora.fapesp.br/portal/projeto

Menu Janela

PRINCIPAIS DIFERENÇAS DO MENU JANELA

- No Word, encontramos um comando chamado DIVIDIR e o REMOVER DIVISÃO que não existe no Writer.

- No Word, tem-se o comando COMPARAR COM, usado quando há mais de um documento aberto. Tal função não existe no Writer.

- O Writer só tem os seguintes comandos: NOVA JANELA e FECHAR JANELA. O Word apresenta alguns outros comandos, como os citados acima e o comando ORGANIZAR TUDO.

Menu Ajuda

PRINCIPAIS DIFERENÇAS NO MENU AJUDA

- O Word possui um comando chamado ATIVAR PRODUTO, para que o seu Microsoft Office se conecte pela internet com a Microsoft para garantir que o software é original e atualizá-lo, bem como permitir se uso ( Verificando se você não é Piratinha...Risos!). Não existe tal coisa no Writer, pois ele é Software Livre. Mas existe a opção de Registro, que te conduz para uma página da Web com alguns formulários sobre o produto.

- Outros comandos como DETECTAR E REPARAR..., VERIFICAR SE HÁ ATUALIZAÇÕES, FALE CONOSCO só existem no Word.

- Para acionar a Ajuda basta pressionar F1. Assim como nos programas do Microsoft Office.

PRINCIPAIS DIFERENÇAS DURANTE A EDIÇÃO DO TEXTO
Além das diferenças mostradas anteriormente sobre menus e teclas de atalho, o Word e o Writer apresentam outras diferenças quanto à forma de executar certas operações no texto, como selecionar, mover, copiar, etc.

SELEÇÃO COM O MOUSE
Se o ponteiro do mouse estiver no meio do texto (em qualquer palavra de um texto), o trecho selecionado irá variar de acordo com a quantidade de cliques aplicados, confira o exemplo: DANDO FARÁ ISTO NO WORD FARÁ ISTO NO WRITER
No Word, é possível posicionar o ponteiro do mouse à esquerda do texto para selecionar coisas diferentes (linha, parágrafo e texto todo), mas no Writer, não se seleciona nada quando o ponteiro está à esquerda do texto. Tal recurso não existe no Writer.


SELEÇÃO ESTENDIDA
Este comando fornece uma maneira fácil de selecionar texto pois “simula” o apertar da tecla SHIFT (usada para selecionar texto em conjunto com as teclas de movimentação do cursor), permitindo que pessoas deficientes que não podem usar ambas as mãos, por exemplo, possam selecionar simplesmente movendo o cursor pelo texto. O comando Seleção Estendida (ou Estender Seleção, como às vezes é cobrado em prova) é acionado pela tecla de função F8. No Writer, a tecla F8 liga o comando e depois, o desliga. No Word, a tecla F8 pode ser pressionada várias vezes, selecionando partes diferentes do texto. F8 FAZ ISTO NO WORD FAZ ISTO NO WRITER MOVIMENTAÇÃO DO CURSOR E SELEÇÃO DE TEXTO COM O TECLADO O processo de mover o cursor pelo texto, saltando-o entre os caracteres, palavras e parágrafos, é o mesmo usado em ambos os programas. Ou seja, segurar CTRL e pressionar a tecla da SETA À DIREITA faz o cursor se posicionar no início da próxima palavra do texto, em ambos os programas. A principal diferença entre eles, nesse sentido são as teclas:


Espero que tenha aprendido as principais diferenças, agora mãos a obra, faça muitos exercícios sobre os dois programas!
ROBERTO ANDRADE
FONTE:FOLHA DIRIGIDA