quarta-feira, 13 de novembro de 2013

HISTÓRIA DA MÚSICA GOSPEL:KATSBARNEA

Ícone do rock cristão nacional, a banda Katsbarnea surgiu em São Paulo, no ano de 1988, em meio à efervescência do rock de protesto no Brasil. Suas letras e estética musical romperam com a estrutura até então vigente no cenário cristão, trazendo à tona temas como drogas, desequilíbrio ecológico, abuso de álcool, violência e desigualdade social e amor.

Seu primeiro registro fonográfico, o k7 "O Som Que Te Faz Girar" é um divisor de águas na história da cultura cristã brasileira. As primeiras apresentações da banda aconteceram em locais improvisados – teatros, espaços públicos, parques.

Considerada precursora do movimento gospel, a banda venceu o FICO – Festival Interno do Colégio Objetivo - com a música "Extra", em 1990. Rapidamente, o Kats (como é chamado por fãs) viu seu público se multiplicar e se acotovelar semanalmente, às segundas-feiras, no antigo Cine Riviera, (Renascer em Cristo) no bairro do Cambuci, São Paulo.

Seu primeiro álbum, intitulado Katsbarnea, vendeu 80 mil cópias em vinil, solidificou sua carreira e abriu as portas para participação em programas de TV como o Matéria Prima (TV Cultura), além de ter matérias registradas em programas da MTV,na Revista Veja, Caderno 2, no Estado de S.Paulo, Folha Ilustrada, na Folha de S.Paulo, A Tarde, tradicional jornal baiano, Revista Rolling Stone Brasil. Entre 1993 e 1998 a banda lançou dois CDs inéditos, Cristo ou Barrabás e Armagedon.

Entre 1999 e 2000, a banda gravou, ao vivo, no Directv Music Hall, o álbum "Katsbarnea Acústico" que atingiu as 150 mil cópias, recebendo seu segundo disco de ouro e melhor acústico de 2000.

Este trabalho rendeu uma turnê de aproximadamente dois anos, levando a banda a viajar por todo o Brasil e em cidades da Bolívia, Argentina,Uruguai, Inglaterra e Israel, intercalando o show acústico com o elétrico.

Após a turnê, foi a vez de lançar, em 2003, o álbum Profecia, uma visita a seus sucessos com uma nova sonoridade, fundindo o rock com a música clássica. O trabalho realizado em 2007 e lançado em 2008 "A tinta de Deus", só com músicas inéditas firmou um novo clássico da banda: a música "Perto de Deus". Esta se tornou rapidamente top 10 das rádios cristãs do Brasil. Em 2008 o Kats grava seu primeiro dvd ao vivo em Salvador na sua longa trajetória, Katsbarnea lançou oito CDs e um DVD.

Um fato curioso e que merece ser destacado é a presença maciça de adolescentes nas apresentações do grupo com tantos anos de carreira.Tal fato confirma a vocação original da banda: levar os jovens ao questionamento crucial da existência humana, o valor da vida.

Em toda sua carreira já foram vendidos mais de um milhão de CDs. Após 4 anos sem gravar, Kats, lança o single "Nasceu um Novo Dia" (Chuva de Bençãos), disponível no Itunes. O cd com 10 músicas inéditas, chega no segundo semestre de 2012. A Gang de Paulinho Makuko agora é, Marrash (bateria) e Moisés Brandão (baixo), a banda prepara novo show, já com o novo guitarrista. No repertório, músicas do cd "A Tinta de Deus", inéditas e os grandes clássicos como "Extra Extra", "Corredor 18" e "Apocalipse". O Kats também está preparando um DVD para 2013. Katsbarnea fez história na musica gospel brasileira e ainda tem muito mais para escrever com seu bom Rock'n Roll.

R
 DISCOGRAFIA
KATSBARNEA
CRISTO OU BARRABÁS
ARMAGEDON
SÉRIE OURO
10 ANOS
ACÚSTICO
A TINTA DE DEUS
NOVO SINGLE
DVD

Nenhum comentário:

Postar um comentário