segunda-feira, 21 de outubro de 2013

HISTÓRIA DA MÚSICA GOSPEL-CATEDRAL

 

  Hoje em nossa história da música gospel vamos falar de uma das primeiras bandas de Rock Gospel uma que surgiu na epóca que bateria era considerado pecado na igreja.
No final de 1999 chegava ao grande mercado o álbum “Para todo Mundo” – primeiro Cd da Banda Catedral pelo selo Continental east west – Warner. A Catedral que era até então a maior banda de “gospel rock” do Brasil com quase 2 milhões de CDs vendidos em 12 anos de estrada tomou uma decisão importante e definitiva em sua sólida carreira: “ousar”, ampliar seu espaço e levar sua música, sua ideologia, seu conteúdo e seu talento para todas as pessoas, sem preconceitos, regras, rótulos e etc. a música “Eu quero sol nesse jardim” depois de muita resistência da mídia em geral começou a ser executada por uma grande rede de rádios em todo o Brasil, a rede Transamérica FM e ai começou a aparecer o conteúdo diferenciado dessa magnífica banda. “Uma canção de amor pra você” segunda música de trabalho do álbum de estréia foi o primeiro clipe executado na MTV e no canal Multishow e de sobra já deu a banda a sua primeira indicação a um grande prêmio de música o prêmio Multishow na categoria banda/revelação do ano de 2000.
Foram 3 anos de sucesso na Multinacional Warner com 3 CDs gravados, 3 coletâneas e mais de 350 mil cópias vendidas com destaque para Para todo Mundo e Mais do que imaginei primeiro e segundo CDs pelo selo Continental east west com cerca de 100 mil cópias vendidas cada e tendo algumas músicas de grande sucesso da carreira da Banda: Eu amo mais você, Eu quero Sol nesse jardim, Mil maneiras, Uma canção de amor pra você entre outros.
“Eu amo mais você” deu a Banda Catedral visibilidade geral em todo mercado de pop rock no Brasil. Foi um grande sucesso alcançando os primeiros lugares de quase todas as rádios roqueiras importantes deste País além do clipe ter arrebentado de vez na MTV com 2 primeiros lugares no Disk e 1 segundo lugar no top 20 Brasil. Deu a banda também sua primeira indicação ao VMB 2001 e fez dela a mais pedida do ano na MTV entre as bandas de rock nacional.
Terminando seu ciclo na Warner a Banda Catedral lançou em 2002 o Cd 15 andar já pelo selo WEA, mas infelizmente não teve o apoio logístico e de mídia esperado e se compararmos nem “igual” {e já não era o ideal…} ao que teve na Continental east west nos 2 trabalhos anteriores.
A Warner naquele momento passava por algumas mudanças estruturais e também em sua diretoria e isso definitivamente não foi bom pra Banda, mesmo assim o Cd teve boa repercussão em todo o Brasil com cerca de 80 mil cópias vendidas e fez sucessos como “Tchau” que ficou na primeira página da Crowley chegando ao 7° lugar geral de rádios em SP, Um minuto, O que não se pode explicar aos normais entre outras e surpreendentemente alcançou uma boa média de vendas.
No começo de 2003 a Banda entrou em estúdio para gravar seu novo trabalho de carreira e procurar então uma nova gravadora para continuar as suas atividades profissionais. Começava então a gravação de A resposta de 1 desejo que seria lançado posteriormente somente no final de 2004. É que nesse meio tempo um “namoro antigo” veio à tona com força.
A “Line Records” tinha interesse na contratação da Banda Catedral desde a época inicial da Warner, mas como a Banda já havia fechado mesmo que verbalmente com a Warner se criou uma vírgula nessa relação que teria continuidade então em 2003. Desse reencontro nasceu um projeto que de cara já parecia vitorioso: Acima do nível do mar – 15 anos ao vivo – que foi gravado no teatro da TV Record no Rio de janeiro em Setembro de 2003. Mas antes disso o destino muda de vez a vida dos integrantes da Banda Catedral. A morte de Cezar, guitarrista da banda em um acidente de carro. Ele tinha saído com a família para comemorar o acerto com a nova gravadora e infelizmente houve uma fatalidade. Cezar além de super talentoso e único como guitarrista no rock brasuca era irmão de Kim e Julio. Tudo parecia ser o fim. O fim dos sonhos, o fim de uma trajetória de muitas conquistas e de muitas vitórias. De tantas coisas maravilhosas realizadas. Mas como eles poderiam parar de sonhar? Ou como esqueceriam ou deixariam de lado todos os sonhos que ainda não realizaram e que sempre
desejaram? Como deixariam de lado tudo que conquistaram com tanta luta e amor pelo trabalho? Pois bem, á vida é frágil e viver é um lindo momento quando se sabe amar, a Banda Catedral soube amar, sonhar, ousar e continuar. Acima do nível do mar foi um sucesso avassalador com mais de 250 mil cópias vendidas em CD e mais de 40 mil DVDs dando a Banda o seu primeiro “Cd de ouro” a moda antiga no grande mercado como também um “DVD de ouro” inaugurando super bem o selo Record Music, que posteriormente foi destinado às novelas da casa.
Além disso, deu a Banda Catedral sua segunda indicação ao VMB na escolha da audiência com o “hit nacional” Quem disse que o amor pode acabar? E ainda deu a banda o troféu especial do site universo musical na categoria Cd ao vivo Pop rock do ano concorrendo com gente de peso, como J. Quest e Paralamas.
Essa música tinha o poder de resumir a ideologia da banda no palco. A turnê de 2004 foi incrível! Sucesso do Oiapoque ao Chuí, a linda história tinha continuidade com a força de um desejo coletivo enorme meio que inconsciente, e inexplicável. Mas a Banda Catedral não se explica “se ama ou se odeia, apenas isso”. Existe um Q diferenciado num jogo de palavras e conceitos que definem o sucesso da Catedral, mas é difícil ver sem ser sensível de coração.
Depois do sucesso avassalador de Acima do Nível do mar existia uma grande responsabilidade no trabalho seguinte, então veio A resposta de 1 desejo que também inauguraria o selo “New Music” {que hoje é uma gravadora independente da Line} para o mercado popular e que deu continuidade ao grande sucesso da banda tanto em vendas com mais um Cd de ouro com cerca de 70 mil CDs vendidos como em resultados maravilhosos dentro de canais super importantes como a MTV, TV e em rádios pelo Brasil afora.
“A poesia e Eu” primeiro single do Cd deu a banda a terceira indicação ao VMB na MTV Brasil também na categoria escolha da audiência e bateu todos os recordes anteriores no Disk e no Top 20 Brasil. No Disk o clipe ficou mais de 4 meses entre os mais votados conseguindo 3 primeiros lugares e no Top 20 o inédito 1 lugar foi enfim alcançado.
Além disso, “Para um novo tempo começar” segunda música de trabalho desse Cd começou a entrar em rádios mais adultas, como a rede Nova Brasil FM levando a música da banda a um publico direto que curte música de qualidade e muita MPB diversificando e aumentando assim ainda mais o universo musical da banda.
O ano de 2006 começou a todo vapor com uma notícia maravilhosa e inesperada para a Banda que era o “DVD de ouro” de Acima do nível do mar por mais de 25 mil cópias vendidas e também com o então “lançamento” de um Cd especial chamado “Atemporal”, segundo trabalho pelo selo “New Music” e que foi um presente para todos os fãs de longa data com 10 releituras de grandes sucessos da época de 94 a 98 mais quatro músicas inéditas, sendo que três delas ainda com a participação do Cezar {in memoriam} na guitarra.
Este Cd passou de 40 mil cópias vendidas, ou seja, quase um Cd de ouro de praticamente uma coletânea. Além disso, o Cd ainda trazia um bônus track especial: a regravação de A dois passos do paraíso que fez parte da trilha sonora da novela Prova de Amor da Rede Record de televisão.
Nesse início do ano de 2006 ainda saiu o DVD especial “Catedral videoclipes” com todos os clipes feitos pela banda de 2000 a 2005. Em Junho de 2007, a Banda Catedral voltou a lançar após dois anos e meio {desde A resposta de 1 desejo} um Cd totalmente inédito e inovador chamado “Enquanto o Sol brilhar” muito bem visto pela critica em sua maioria, que agradou a 90% do publico em geral da Banda e firmou o trabalho da mesma como MPB/Rock de qualidade.
Em 2008 a Banda Catedral retratou os 20 anos de estrada durante uma gravação especial de um CD duplo e um super DVD com forte infraestrutura da gravadora New Music.
Os 20 anos de estrada da Banda Catedral foram retratados em grande estilo durante a gravação do CD duplo e DVD, realizada na noite do dia 22/08, no Teatro da Rede Record, em São Paulo. Kim, Júlio e Guilherme levaram alegria aos fãs oriundos de diversas cidades do país, que já se organizavam em fila três horas antes do show.
No megashow, que teve produção musical assinada pelo renomado Carlos Trilha e direção de vídeo da Complô Produções, a Banda Catedral relembrou alguns dos maiores sucessos que marcaram os 20 anos de carreira, como “Atemporal”, “Estrelas do Amanhã”, “Quem Disse Que o Amor”, entre outros. Ao total, foram 25 músicas, sendo quatro inéditas: Feliz”, “Joga Fora”, “Inexoravelmente” e “O Que é Que Há Rapaz?”“.
Na música “Enquanto o Sol Brilhar”, a banda dividiu o palco com o cantor Vinny, carioca bem humorado dono de uma voz grave e soturna que ficou conhecida no país com o sucesso “Heloísa, Mexe a Cadeira”. “Eu já conheço os meninos da Banda Catedral há muito tempo, costumamos jogar futebol juntos. Sempre admiramos os trabalhos mutuamente, trocamos discos, então quando fui convidado para participar do DVD, prontamente aceitei e fiquei muito honrado. A música que vamos cantar tem muito a ver com o meu estilo, é bem acústica e baseada em uma poesia lindíssima”, explicou Vinny.
Uma das participações mais esperadas da noite era de Luka, que levantou o público com a música “Tchau”. A cantora, famosa pela música “Tô Nem Aí”, se mostrou muito feliz com o convite. “Estou muito lisonjeada por estar participando de um projeto maravilhoso, de uma banda tão boa. Espero poder somar a esses 20 anos de carreira”, declarou.
Já na canção “Eu Tenho”, foi a vez de Milton Jorge e Samuel Ribeiro, da Banda Sinal de Alerta, receberem o reconhecimento por terem contribuído para o sucesso da Catedral. “No auge da nossa carreira, quando estávamos na mídia frequentemente, convidávamos a Banda Catedral para abrir os nossos shows e, inclusive, a primeira apresentação deles com cachê foi uma indicação nossa. Ficamos muito felizes e honrados com esse convite, pois se trata de um reconhecimento por parte deles”, esclareceu Milton. O show, cujo conteúdo será lançado em CD duplo e DVD, também contou com a presença de Liah, que emocionou o público ao cantar “Do Meu Querer”.
Ao final do show, Kim foi surpreendido com uma homenagem da gravadora New Music, que “entregou enfim” à banda o Disco de Ouro pelo CD “A Resposta de 1 Desejo” e o DVD de Ouro pelo álbum “Acima do Nível do Mar”. “Esse reconhecimento nos deixa muito feliz, principalmente pelo momento que estamos vivendo. Todo o show aconteceu como planejamos, com produção de ponta. Tenho certeza que esse trabalho será um dos mais lindos que já gravamos, pois envolveu pessoas super competentes. Os CDs saíram no início de Dezembro, mas o DVD super especial só chegou as lojas de todo Brasil em março/Abril de 2009, mas mesmo assim foi um dos produtos mais esperados dentro do Pop/Rock e Gospel Nacional!
A Banda Catedral é hoje com certeza dentro da história real do Rock Nacional uma das 10 maiores Bandas de todos os tempos em termos de vendagem! E do Gospel simplesmente a maior vendedora em seu gênero de toda a história do mercado! Isso definitivamente não é para qualquer um!
A música Joga Fora, primeira faixa de trabalho do projeto 20 anos Na Estrada Ao Vivo foi um dos temas principais da Novela “Promessas de Amor” da Rede Record.
Catedral é isso: uma história real e única de sucesso que não pode ser explicado como os outros. Porque pedindo licença poética os outros são os outros e só…
Em 2010 a Banda Catedral lança “Pedra Angular”, um CD especial que marcou o fim de alguns ciclos! Não só na gravadora Line Records {da qual temos um imenso carinho e levaremos esse sentimento no peito para onde formos} onde tivemos {Catedral e Kim} “um período realmente vitorioso” com uma média de vendas “invejável para o segmento pop/rock” de quase 90 mil unidades/ano. Mas também de “um ciclo de resgate de um trabalho” que foi muito injustiçado e tolhido no passado. Mais uma vez a Banda Catedral mostrou a sua conduta profissional e deixou claro a sua mensagem de “99/2000” quando ampliou seus horizontes musicais de forma digna e correta para o mercado popular em uma atitude até então inovadora dentro do mercado Gospel. A música da Banda Catedral é Para Todo Mundo porque sempre foi e sempre será assim! Essa liberdade musical que temos hoje de criar o que quisermos e de cantar o que o nosso coração mandar é inegociável! Deus nos deu o talento natural e nós levamos isso muito a sério. Nosso compromisso é com a qualidade e com o conteúdo musical! Com a arte e com a cultura e será assim dentro da nossa carreira para todas as pessoas, independente de religião, raça, classe social e etc. Catedral é isso: sempre uma revolução!
Mesmo assim gostaria de salientar a atitude da Banda com seu trabalho, sempre valorizando suas fases e o seu conteúdo no geral! A Banda Catedral NUNCA negou a sua origem e MUITO MENOS menosprezou a sua obra.
O CD Pedra Angular veio numa espécie de “Atemporal volume 2” {com o diferencial de ter seis músicas inéditas} marcar como já disse anteriormente o fim de um ciclo de regravações! De um esforço comprometido da Banda de recolocar “grande parte do seu importante repertório de sucessos” a disposição de seu querido público! E a Banda Catedral mais uma vez conseguiu isso, graças a Deus e a vocês, nosso público! Nós somos a Banda Catedral e somos alicerçados simplesmente Pela Pedra Angular! Quem será contra nós? Gostem ou não! Essa é A Verdade! Nós temos muito orgulho de tudo que vivemos e sempre mostramos isso com os nossos trabalhos!
O CD Pedra Angular veio de uma maneira especial sustentar de vez e divulgar aos quatro ventos uma realidade que muitos ainda não queriam enxergar, mas que já existia desde 2000: nós não temos preconceitos e nem fronteiras! Nossa música é universal e atemporal! Sempre foi extremamente popular no sentido de ser para todos! E sempre será! Não devemos nada a ninguém e muito menos temos que dar quaisquer explicações a A ou B! Somos diferentes graças a Deus! Seguiremos a nossa trilha com a mesma singularidade e coragem! Faremos os CDs que quisermos fazer! Nosso compromisso não é com rótulos e NUNCA mais será! Nosso compromisso é com o nosso coração, é com o nosso dom, com a nossa música, é com o nosso Deus!
Sem investimento pesado e sempre na contra mão do sistema, “sem padrinhos ou madrinhas famosas” a “qualidade do trabalho” desses rapazes que começaram na Baixada Fluminense há quase 25 anos atrás é incontestável, inabalável e ultrapassa todas as barreiras existentes. Os números não mentem jamais e nos últimos nove anos {2000 a 2010} foram bem verdadeiros e generosos com a banda com cerca de “900 mil CDs DVDs vendidos…”.
E a saga catedrática continua em sua maior idade, “agora mais forte do que nunca…”.
Em 2011 a Banda Catedral lançou algo até então inédito dentro do mercado fonográfico nacional! Um livro de luxo com um CD de brinde com tiragem limitada de 3 mil cópias.
Tinha começado então a correria dos fãs da Banda Catedral por esse produto tão esperado e cobiçado. O trio lançava “Maior Idade Musical”, primeiro álbum com músicas inéditas em cinco anos (depois do CD duplo e DVD “20 Anos de Estrada”, que fazia um apanhado da carreira do grupo, e de “Pedra Angular”, álbum que mesclava releitura de grandes sucessos com músicas novas).
A emoção de ouvir um trabalho totalmente inédito da Catedral, no entanto, desta vez tinha um sabor diferente – e exclusivo. “Maior Idade Musical” era lançado num formato de um livro de luxo + CD de brinde com tiragem limitada de apenas 3 mil cópias.
O livro de luxo, de 100 páginas e capa dura, traz imagens posadas da banda, feitas no estúdio do fotógrafo Dario Zalis, e instantâneos registrados durante a gravação do disco. Têm também as letras, cifras e partituras de todas as 14 músicas do novo trabalho. E mais: textos escritos pelos três integrantes da banda – Kim (voz e guitarra base), Júlio (baixo) e Guilherme (bateria). No livro também esta presente textos dos fãs enviados por e-mail e frases selecionadas de posts feitos via Twitter e Facebook.
A ideia do livro de luxo, apelidado de “Álbum Azul” pela banda (assim como os Beatles têm o seu célebre “Álbum Branco”), foi lançada na internet, com aceitação imediata e maciça. Os fãs foram convidados pelo trio a participar de uma lista para adquirir o álbum. Os primeiros da fila têm prioridade de compra e, depois que todas as cópias forem vendidas, não haverá reedição do “Álbum Azul”, no caso o Livro de luxo.
Musicalmente, o novo trabalho da Banda Catedral reflete a maioridade artística que o grupo alcançou em quase 25 anos de carreira, a segurança como músicos, intérpretes e compositores. Puxado pela música “Fale Mal de Mim”, lançada em primeira mão no Myspace, “Maior Idade Musical” traz todas as vertentes de estilo que formam o som da Catedral. Há rock progressivo, hard rock, baladas, folk, MPB e outras levadas características do trio. A primeira música de trabalho {single} foi a linda balada pop/rock romântica “Dona do meu coração” que teve grande aceitação, mas a música que caiu na agrado do público em geral foi a linda balada “Estações”.
Com “Maior Idade Musical”, Kim, Júlio e Guilherme inauguram um novo momento em sua carreira e uma nova abordagem mercadológica na indústria fonográfica brasileira. Estão plantadas as sementes para que nasçam os frutos dessa nova atitude.
*Agora em 2013 o CD M.I.M {capa branca} será lançado pela multinacional Sony Music em grande estilo e distribuído para todo Brasil em uma segunda fase super especial desse projeto tão inovador...
Catedral é MPB/Rock e Gospel de qualidade e conteúdo! A Única Banda em todo o Brasil e América Latina a fazer sucesso em dois mercados de músicas distintos. De 1988 a 1999 na música gospel e de 1999 até os dias atuais dentro da MPB, no Rock Nacional e igualmente no Gospel. É também a única Banda que é TOTALMENTE CONTRA AS DROGAS E A SUA LEGALIZAÇÃO! Suas músicas falam de amor, de paz, de justiça, com temas sociais, românticos e do nosso cotidiano sempre com muita poesia e bom gosto nas letras de Kim. A Banda comemorou em novembro de 2008 seus 20 anos de vida com praticamente 3 milhões de CDs/unidades vendidas e com muito gás para outros 20 anos! Por isso definir o que éCatedral é uma tarefa difícil!
Pois Catedral é uma lição de vida! E ao mesmo tempo Catedral é superar obstáculos! Catedral é paixão pela música e pela arte! Catedral é também vencer preconceitos!
Catedral é vencer as mitologias de esquina! Catedral é uma REALIDADE de Sucesso! Catedral é muita técnica, capacidade e estudo! Catedral é compromisso com música de verdade! Catedral é saber cantar, saber tocar! Catedral é domínio
de palco, é competência! Catedral é mágica no ar em cada show, em cada acorde, em cada nota! Catedral é nunca desanimar, é sempre acreditar! Catedral é
ir em frente, sempre! Catedral é música para todas as classes, para todas as raças, para todas as religiões! Catedral é música para todo mundo, para toda gente! Sempre!
Banda Catedral é:
Kim – Voz e Guitarra base – compositor, letrista e produtor musical da Banda.
Júlio – Baixo e solos – compositor e produtor musical da Banda.
Guilherme – Bateria
Por tudo isso, seja muito bem vindo a nossa Catedral = Música de qualidade e conteúdo!

Discografia
 

CD Pedra Angular (Novo)

CD em homenagem a todos os fâns da banda Catedral, com releituras e músicas inéditas,
para muitos criticos um dos melhores CD da banda. O CD Pedra Angular reflete uma grande jornada de sucessos e conquistas ao longo dos 20 anos de carreira da banda.
Saiba mais…


20º CD – Banda Catedral retrata os 20 anos de estrada em CD duplo e DVD
Os 20 anos de estrada da Banda Catedral foram retratados em grande estilo durante a gravação do CD duplo e DVD, um dos DVDs mais esperados do ano e conta com várias participações especiais.

19º CD – Enquanto o Sol Brilhar
No dia 17 de agosto, a banda Catedral inicia a mixagem de seu novo CD,
Enquanto o Sol Brilhar, no estúdio Mega, no Rio de Janeiro. O disco foi gravado de
forma independente e produzido por Kim e Júlio, vocalista e baixista do grupo, respectivamente.

18º CD – Atemporal
“Queremos mostrar com o Cd Atemporal que a nossa Banda sempre teve um discurso popular mesmo na fase gospel de 94 a 98.
Que o nosso trabalho sempre foi MUITO diferenciado dos demais,
sempre visando qualidade e o conteúdo nas músicas por isso elas ainda são tão atuais
mesmo depois de oito, nove, ou dez anos. Nossos novos fãs do Pop/Rock Nacional queriam muito os Cds dessa época,
mas não tinham acesso a eles, pois os mesmos não estavam sendo mais comercializados,
por isso fizemos esse projeto que marca realmente uma fase de “grandes sucessos” que nós temos muito orgulho e
que também mostra que a Banda segue ultrapassando barreiras e o tempo sempre rejuvenescendo.
Nossa relação com os nossos fãs é atemporal! Definitivamente nossa musica não tem tempo…”
valeu….

17º CD – A Resposta de 1 Desejo
Categoria: DVD e CD de Ouro à moda antiga
O 17° álbum do Catedral tem um quê de nostalgia. Morto em acidente de carro em 2003,
o excelente guitarrista Cezar aparece com suas últimas gravações,
não poupando seu virtuosismo em rocks vigorosos como ‘A Poesia e Eu’ (1ª faixa de trabalho),
‘Nada Mudou’ e ‘Às Vezes’. Na linda ‘Quatro Cores’, passeio geográfico-musical pelo Brasil,
ele faz um dueto de arrepiar com o irmão Kim. As ilustrações do encarte foram feitas por Cezar,
que também aparece em uma foto. Mas, se por um lado o CD soa como o ponto final numa fase de brilho
do Catedral e o registro definitivo da genialidade de Cezar, por outro mostra que os
remanescentes seguram firmes as rédeas do grupo. As letras de Kim estão melhores do que nunca,
falem de amor (‘O Sapo, o Escorpião e a Paixão’, ‘Pare’) ou de problemas político-sociais
(‘Para um Novo Tempo Começar’, ‘Terra de Ninguém’). A ‘cozinha’ formada por Julio e Guilherme
também continua entrosada, como prova ‘Here I Miss You Now’. O CD ainda traz ‘Sem Saída’,
tema do programa de TV, e a regravação elétrica de ‘Quem Disse Que o Amor Pode Acabar’,
hit do CD acústico. O Catedral segue a máxima ‘the show must go on’ com seu rock bem-feito,
inteligente e acima de clichês. (M.P.B.)
P.S. Critica feita pelo site Universo Musical.

16º CD – Acima do Nivel do Mar
Categoria: DVD e CD de Ouro à moda antiga
Disco lançado no ano de 2003 pela Gravadora Line Records no qual vendeu 200.000 cópias fazendo muito sucesso e engrandecendo ainda mais a ja consagrada banda Catedral

15º CD – O Sonho não Acabou – O Melhor do Catedral Lançamento – WEA
Uma coletânea imperdível que presenteia os fãs do Catedral ao longo de sua consagrada carreira,
iniciada no mercado gospel, que fez história também no nosso mercado convencional.

14ºCD – 15º andar
Eles começaram a carreira com música gospel e depois partiram para o pop e rock -
sempre fazendo um som de qualidade! Groove e uma voz poderosa, a de Kim, são os destaques
que se apresentam de cara neste álbum do Catedral, “Décimo quinto andar”. Letras simples e
diretas que são capazes de agradar aos roqueiros mais conscientes e a quem está em busca de
música como diversão no universo pop..

13ºCD – Mais do que Imaginei (2001, Warner Continental East West)
Mais do que imaginei, vem marcar uma nova fase, “o reconhecimento” e a l
iberdade para compor as músicas. Um dos trabalhos mais premiados da Banda,
sendo indicado para o “Prêmio Multishow da Música Brasileira” na categoria
“Banda Revelação” e para o “VMB 2001″ [Video Music Brasil 2001] na mais importante categoria,
” Escolha da Audiência”. A música de trabalho, “Eu Amo Mais Você” obteve grande repercussão na mídia,
entrando na programação de grandes rádio, como a “Joven Pan”, e em programas de TV, como no “Domingão do Faustão”.
Sendo que tudo isto em apenas três meses de vida…

12º CD Para todo mundo (1999, Warner Continental East West)
Com o lançamento do Cd, que desde o título deixa bem claro o novo propósito da banda,
o Catedral desponta para uma nova fase, com liberdade para compor suas músicas.
O Catedral coloca o pé, em definitivo, no mercado do pop rock, tendo obtido o
reconhecimento de artistas importantes no cenário musical. A partir da entrada
da música “Eu quero sol nesse jardim”, na Rede Transamérica, o grupo surge na
mídia como mais uma opção aos seguidores do rock, sendo muito bem aceito pelo
público. O Catedral começa a entrar num mercado, cheio de bandas de peso como:
Paralamas do Sucesso, Skank, Raimundos e O Rappa; ciente de que ainda há muito
espaço a conquistar tendo esperança de consolidar no mais curto espaço possível
o nome da Banda no cenário do pop rock nacional. A gravadora acreditando muito
no petencial da Banda juntou-se ao Catedral nesse novo desafio.

11º CD – A revolução
(OBS : indisponível no mercado desde 2001/02 por opção exclusiva de não fabricação da gravadora).

10ºCD – Catedral en español
(OBS : indisponível no mercado desde 2001/02 por opção exclusiva de não fabricação da gravadora).

9° CD – catedral ao vivo – 10 anos
(OBS : indisponível no mercado desde 2001/02 por opção exclusiva de não fabricação da gravadora).

8º CD -Eterno
(OBS : indisponível no mercado desde 2001/02 por opção exclusiva de não fabricação da gravadora)

7º CD -O sentido
(OBS : indisponível no mercado desde 2001/02 por opção exclusiva de não fabricação da gravadora)

6º CD -Contra todo mal
(OBS : indisponível no mercado desde 2001/02 por opção exclusiva de não fabricação da gravadora)

5º CD – Está consumado I e II
Categoria: Platina e ouro
Este Cd é um divisor na carreira da banda pois apesar de ter músicas para os segmentos
gospel e popular já começa a mostrar uma inclinação muito forte para a popularização da música do Catedral.
A partir daí sim essa idéia de entrar no mercado popular fica cada vez mais amadurecida.
O grupo só não sabia como pois estava num selo gospel. Existiam dificuldades de fazer
programas de televisão, de tocar nas rádios, enfim, justamente pelo teor das músicas voltadas
para o novo mercado que a banda já se preparava para entrar. O Catedral então começa a mudar
bastante a cara do grupo. Percebemos isso nas músicas “Roda gigante”, “Simplesmente”,
“Coração de criança” e “Carpe diem”, esta última, embora muita gente não tivesse percebido,
tem pensamentos dos filósofos Nietzsche e T. S. Eliot.

4º CD – CD extra – 5 anos no Canecão
Categoria: Ouro
Este Cd foi basicamente de registro, feito de forma pirata
(gravado basicamente sem nenhum recurso técnico) para registrar o
primeiro show dentro de uma grande casa, no Rio de Janeiro, que na
verdade é uma grande vitrine para a música. No Canecão várias bandas consagradas já
tocaram também como Paralamas do Sucesso, Titãs, Legião Urbana e Kid Abelha

3º CD – Catedral III
Categoria: Platina e ouro
Este Cd abre as portas do Brasil para o grupo que nesse trabalho se mostra mais ousado ainda.
Tem músicas que falam de temas variados, como “Pedro Zé, um nordestino”,
onde mais uma vez a Instituição igreja é criticada violentamente, assim como os
hipócritas que existem nas lideranças das igrejas, “Miragens urbanas”, que saem
completamente fora do padrão ditado pelo mercado gospel. A música “Drogas”, embora
tenha sido a primeira que a banda fez se posicionando contra as drogas, é muito poética,
que fala de perspectivas, de muitos sonhos a seguir que podem acontecer sem o uso das drogas.

2º CD – Aos ouvidos dos sensíveis de coração
Enquanto o meio gospel estava acostumado com músicas de Louvor e Adoração,
o Catedral já ousava lançando músicas com uma linguagem diferenciada,
com críticas em forma de poesia da sociedade e da própria igreja, enquanto Instituição.
Essa característica é bem marcante na canção “Mundo vazio”,
onde a banda denuncia uma situação de meninos de rua, já em 1989. A frase
“…o mundo da linguagem sem o mundo da prática é um mundo vazio”
mostra bem a linha do Catedral que também pode ser reconhecida nos títulos
“Todos os dias” e “Aos ouvidos dos sensíveis de coração”,
baseada no livro do teólogo e psicanalista Rubem Alves que
foi discriminado pela igreja por tomar atitudes revolucionárias em favor do povo.
A faixa “Além do nosso olhar” apresenta uma poesia muito diferente do que já foi feita.

1º CD – Você
Categoria: Platina e ouro
Foi o Cd de estréia no mercado gospel, basicamente voltado para o segmento.
Ele coincidiu com a inauguração da TV Rio, antigo canal 13, que seria uma TV gospel e da Radio Melodia Fm.
Dentro desse trabalho se destacaram músicas como a faixa-título “Você” e “Criação”.

CLIPE

Um comentário:

  1. Ola, como faço pra entrar em contato com vcs? E-mail, Whatsapp?


    augustorvl@gmail.com

    ResponderExcluir