quarta-feira, 16 de outubro de 2013

10 TEMAS DE REDAÇÃO QUE PODEM CAIR NO ENEM

 

A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma etapa que assusta muitos estudantes que sonham com a aprovação no vestibular. Porém, José Jorge, professor de Língua Portuguesa do Sistema Elite de Ensino, afirma que não há mistérios nessa etapa da avaliação. A pedido da FOLHA DIRIGIDA Online, o especialista apontou os dez temas que podem ser cobrados na redação deste ano, e comentou cada um deles, demonstrando aos estudantes que a preparação para essa parte do exame também é fundamental. Confira os temas abaixo:
 
1 - A importância da juventude para a formação da sociedade
"É o tema que está em voga. A juventude nos últimos meses, com suas ações e exigências, tem aparecido como referência das transformações sociopolíticas do país. Espera-se que o candidato argumente ainda sobre consciência cidadã e seus valores prático e histórico."
 
2 - A importância do esporte como ferramenta de inclusão social
"Nessa febre de Copa e de Olímpiadas, esse tema implicaria uma atenção especial a algum segmento da sociedade - como os jovens, os idosos, os ociosos, os fanáticos - ou até alguma referência política – encobertar certas ações, por exemplo."
 
3 - Lixo
"Podemos pensar nos efeitos que ele causa ao ser humano, à natureza e à sociedade. Qual deles será mais nocivo? Qual deles nos atinge mais? Desde a conferência ambiental Rio+20, no ano passado, que esse tema aparece como uma boa possibilidade de escolha. Consciência ambiental, desenvolvimento sustentável, aquecimento global são sempre ótimos temas ou subtemas."
 
4 - O desafio de estudar em outro país: vale a pena enfrentar?
"Ainda tendo como referência o tema “imigração”, do Enem 2012, esse representaria uma abordagem sob o aspecto da emigração e suas implicações."
 
5 - Valorização do corpo humano: corpolatria
"O culto do corpo denota um tema cada vez mais atual, seja sob a perspectiva de uma vida saudável, seja sob o endeusamento do físico e da beleza exterior. A própria prova de linguagens e códigos trabalha competências com essa temática."
 
6 - A imprensa são os olhos da nação?
"Até que ponto a imprensa representa um meio de comunicação imparcial? Suas atividades possuem total legitimidade? Os comunicadores, como formadores de opinião, não enfraquecem as reivindicações ou publicam análises, no mínimo, duvidosas? São perguntas que ratificam esse tema como uma grande possibilidade para o Enem 2013, mesmo que já tenha sido escolhido por outras bancas, sob outras perspectivas de abordagem."
 
7 - Nos dias de hoje, ter esperança é lutar pela concretização de projetos pessoais ou significa alimentar utopias?
"O tema do Enem sempre denota um problema social, isto é, algo que a sociedade vivencia e discute. Apesar de ser uma proposta temática mais abstrata, subjetiva, pode ser relacionada a vários fatos concretos e sociais, como as manifestações populacionais ou a eterna melhoria política e econômica da sociedade."
 
8 - Bullying ou cyberbullying
"Aqui, no Rio, essas temáticas já foram escolhidas por algumas bancas, como a do Cefet, por exemplo, mas ainda há outros vieses a serem propostos e outras óticas a serem abordadas para os candidatos."
 
9 - A importância do planejamento (estratégico, tático e operacional) para o sucesso da realização da Copa do Mundo 2014 no Brasil
"Esse tema caiu na prova Ministério Público da União (MPU) de 2010 e estará associado a grande parte das reportagens e atividades nos próximos três anos. O sucesso e o legado desses entretenimento de repercussão mundial são o foco temático dessa proposta."
 
10 - Redução da maioridade penal
"É mais um desses temas que voltaram à pauta nesse último ano. Ele pressupõe leituras e conhecimento de vários subtópicos, como marginalidade, barbáries e preconceitos, entre outros. Também requer que o aluno assuma uma posição argumentativa, o que é uma exigência da banca."
FONTE: FOLHA DIRIGIDA
Gustavo Portella

Nenhum comentário:

Postar um comentário