terça-feira, 17 de setembro de 2013

PLANILHA ELETRÔNICA







           O que é uma planilha? É simplesmente uma folha onde é registrado um grande número de informações, boa parte delas numéricas, numa disposição em linhas e colunas. Parte das informações numéricas podem ter sido obtidas através de cálculos ou operações específicas sobre os dados da própria planilha, havendo, assim, relações lógicas e aritméticas entre os seus dados.
            Já uma planilha eletrônica é a ferramenta computacional que processa e registra os cálculos e as operações necessárias à montagem de uma planilha. Essa ferramenta provê facilidades para a resolução e equacionamento dos problemas ali representados através dos seus dados. Podemos simplificar dizendo que devemos usar as planilhas sempre que tenhamos que realizar repetidamente operações aritméticas ou lógicas sobre uma quantidade significativa de dados.
             Planilhas - Como funcionam?
            Numa planilha, como já dissemos, as informações são organizadas em colunas e linhas. A intersecção de uma linha com uma coluna define uma célula. Nas células é onde registramos as informações, ou dados. Vejamos um exemplo de uma planilha com as notas dos alunos de uma turma.

            Uma célula é a junção de uma coluna com uma linha e possui seu próprio endereço, composto pela letra da coluna e pelo número da linha. Então, observe que a nota do Projeto 1 do aluno Fabiano ocupa a célula identificada como D10.
            Que informação está contida na célula F9? Se você disse que era a nota do artigo final da aluna Clara, está correto! Esse endereçamento que identifica uma célula a partir da coluna e da linha é um elemento chave na organização deste ambiente. Veremos mais adiante o porquê.
            Note que as colunas estão na disposição vertical e as linhas organizam-se horizontalmente. As colunas são inicialmente marcadas com as letras de A até Z, em seguida começa-se a utilizar duas letras AA, AB, AC etc, até um máximo de 256 colunas. Já as linhas aparecem com numeração em ordem crescente iniciando em 1 até 65.536. Perceba, então, que cabem muitas informações numa planilha.

           
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário