domingo, 1 de setembro de 2013

HISTORIA DA MÚSICA GOSPEL:JOÃO ALEXANDRE

João Alexandre é violonista, cantor, compositor, arranjador e produtor musical.

Como violonista, foi influenciado por músicos brasileiros, como Paulinho Nogueira, Baden Powel, Noite Ilustrada, João Bosco, Lenine, Guinga, entre outros.

Como cantor, sua voz tem recebido boas críticas de nomes como Leni Andrade, Wanda Sá, Zé Luiz Mazzioti, entre outros.

Como compositor, sua música traz em suas matizes harmônicas, rítmicas e melódicas, influências bem brasileiras, desde a música rural, a seresta, a urbana e a de raiz, passando pelo samba, pela bossa nova e pelo jazz. Sendo cristão por convicção, nostalgia, brasilidade e poesia caracterizam suas composições, que transmitem sentimentos diversos em relação ao mundo, à Fé e ao cotidiano das pessoas, de forma geral.

Como arranjador e produtor musical, tem sido requisitado por muitos grupos e cantores, participando em centenas de álbuns gravados dentro e fora do Brasil.Seus arranjos tem sido elogiados e reconhecidos por outros arranjadores experientes e pela crítica especializada.

Tem seu próprio Home Studio, o Voz e Violão Estúdio, de onde saem praticamente todos os trabalhos que produz.

Nasceu em Campinas, interior de São Paulo, onde iniciou sua carreira musical aos 17 anos, no Grupo Vencedores por Cristo e logo após formou o grupo vocal Pescador junto de Luciano Garruti, Zé Roberto, Davi Kerr e Rogério Bocato.

Casou-se aos 21 anos com Tirza e tem um filho, Felipe Silveira, ambos envolvidos com a Música. Logo em seguida, fez parte, por 2 anos, do extinto Grupo Água Viva. Saindo do grupo, em 1986, encarou a carreira solo e lançou 15 trabalhos, sendo 3 por gravadoras, incluindo o CD de sua esposa Tirza e 12 independentes.

Seu Cd mais recente, “Do outro lado do mar”, produzido e arranjado por seu filho, Felipe Silveira, pianista reconhecido no meio musical instrumental, teve participações importantíssimas e especiais, como da sua esposa Tirza, dos guitarristas Hélio Delmiro, Michel Leme e Fernando Baeta, do gaitista e arranjador Rildo Hora, do contrabaixista Abraham Laboriel,do tecladista Rique Pantoja, entre outros.
DISCOGRAFIA
Álbuns ao vivo
Coletâneas

Nenhum comentário:

Postar um comentário