sábado, 6 de julho de 2013

Projeto literário da Estação Cabo Branco tem mais de mil livros para troca!

A biblioteca do projeto “Troca de livros e Conhecimento”, da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no bairro do Altiplano, em funcionamento desde setembro de 2012, já conta com um acervo de mais de mil livros e todos disponíveis para troca. O projeto, que ainda aceita doações, funciona na Sala de Práticas Educacionais, nos horários de terça a sexta-feira, das 9h às 17h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h.
 
A diretora geral da Estação Cabo Branco, Marianne Góes, disse que o projeto agrega mais valor aos programas já existentes na Casa ligados a literatura. “Nós já temos mensalmente o ‘Varal Poético’, a ‘Roda de Leitura’ e outros projetos voltados para esta área. A biblioteca do ‘Troca de Livros e Conhecimento’ proporciona a chance de os visitantes levarem para casa a cultura adquirida na Estação”, comentou.
Obras consagradas da literatura mundial compõem as estantes do projeto como “Os Miseráveis”, de Victor Hugo, “O Grande Gatsby”, de F. Scott Fitzgerald e “Amor Nos Tempos do Cólera”, de Gael Garcia Márquez. Autores nacionais também estão presentes, como Monteiro Lobato, Jorge Amado, Érico Veríssimo, Clarice Lispector. “A variedade de obras em nosso acervo é incrível. Temos, inclusive, livros em braile”, conta a professora e idealizadora do projeto, Maria Hawley.
A biblioteca é formada inteiramente de livros doados, mas é preciso estar bem conservado, sem páginas faltando ou rasgado. “Já chegamos a receber em uma só doação 150 livros, incluindo duas grandes coleções com diversos autores como Jorge Amado, Graciliano Ramos e Machado de Assis. Recebemos uma doação de 1.200 marcadores de livros e até um violino!”, comentou Maria Hawley. É importante lembrar que o projeto recebe somente livros literários.
Como Funciona – O projeto “Troca de Livros e Conhecimento” é uma biblioteca de trocas, ou seja, mediante um cadastro, o visitante leva uma obra literária e pode escolher outro livro disponível para levar para casa.
Para as escolas o processo é diferente. O estudante pode fazer o empréstimo de um livro, caso não tenha um para trocar, fornecendo os dados de sua instituição de ensino. “Muitos alunos não tem um livro em casa. Neste caso, o empréstimo é feito através da mediação da escola, que se responsabiliza pela devolução do livro”, informou Maria Hawley.
Serviço:
Projeto Troca de Livros e Conhecimento
Horário: Terça a sexta-feira – 9h às 17h; sábados, domingos e feriados – 10h às 17h.
Local: Sala de Práticas Educacionais da Estação Cabo Branco
Fone: 3214.8303 / 3214.8270
www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb

Nenhum comentário:

Postar um comentário