quarta-feira, 31 de julho de 2013

O QUE É UM BLOG E COMO FAZER UM?

   Essa ferramenta, que nos permite publicar conteúdos na Internet, tem se tornado cada vez mais popular por não demandar tanto trabalho para a sua criação e utilização, nem a necessidade de conhecimentos especializados em informática. Ainda porque podemos fazer tudo isso de forma gratuita. Com ela, podemos ter nossa página na Internet, editando-a com muita facilidade.
   Os blogs são sistemas de publicação na web. A palavra tem sua origem da abreviação de weblog: web (teia, designa o ambiente de páginas de hipertexto na Internet) e log (diário) – diário na web.Vamos visitar alguns blogs? Para esta viagem ao mundo dos blogs, recomendamos como porta de entrada o Portal do Professor.
  No Portal do Professor, você pode acessar a diferentes blogs no endereço: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/links_interacao.html?categoria=198

   
Se uma escola ou prefeitura preferir ter o seu próprio computador servidor de conteúdos para blog, isso é possível. Pois há softwares livres para montagem de computadores servidores de blog. Nesses casos, as escolas montam seus próprios servidores e os conteúdos ficam hospedados nos computadores da própria escola. Uma vantagem ao fazer isso é o fato de que nos endereços temos uma identificação da escola e não da empresa que hospeda o blog. Esse é um serviço que poderíamos vir a pleitear junto aos nossos gestores, talvez as secretarias municipais e estaduais poderiam vir a ser os hospedeiros dos conteúdos dos blogs das escolas públicas.Para criar um blog, é preciso, antes, cadastrar uma conta para uso dos serviços do Google. Não se preocupe se você ainda não fez isso, nós vamos lhe orientar sobre isso também. O cadastro no site do Google proporcionará acesso a todos os serviços da empresa (e-mail, blog, Orkut, Google +, Youtube, fotologs, etc).Para tornar mais claro esse processo de criação, produzimos animações com todos os passos indispensáveis para a criação do seu cadastro no Google e do seu blog no servidor do Blogger (da empresa Google). Na verdade, ao fazer o seu cadastro no Google você estará criando uma conta de e-mail no Gmail. Após isso, você já pode criar o seu blog. Com a ajuda do formador, siga os passos indicados no site https://accounts.google.com para criar o sua conta google. Em seguida, acesse o site https://www.blogger.com e após inserir seu login e senha do e-mail recém-criados, siga  os passos para a criação de um novo blog no site https://www.blogger.com.

    Ao entrar na página de criação, clique em “Novo blog” que abrirá uma caixa para inserir o título e o endereço do blog, conforme você escolher. Agora, escolha o modelo do seu blog e comece a personalizá-lo. Explore a ferramenta, vamos lá!Para conhecer alguns termos presentes na edição de um blog, seguem algumas dicas para facilitar e contribuir nesse momento em que utilizamos a ferramenta:
    Post: do verbo to post, em inglês, que significa ato de publicar uma informação. Sendo assim, nos blogs, o post é um registro de informação. É uma espécie de artigo – independente do tamanho que tenha – e que pode conter não só texto, mas também imagem, áudio e vídeo.
    Normalmente, um post possui um conjunto mínimo de informações:
    Título (title): o título do post;
    Corpo (body): é o conteúdo propriamente dito;
    Data (date): é a data (e horário) em que o post foi publicado;
    Tags: são palavras ou expressões que ajudam a identificar o assunto tratado no texto;
    Link Permanente (permalink): é uma URL que dá acesso direto àquele post e que dificilmente se altera.
    Na próxima semana falaremos sobre como deixar seu Blog mais interativo.
Fonte:Proinfo

Nenhum comentário:

Postar um comentário