terça-feira, 2 de julho de 2013

CONHEÇA SUA IGREJA E COMO ELA FUNCIONA PARTE II




A história da Igreja Batista-Origem(Continuação)
A história academicamente aceita sobre a origem das Igrejas Batistas é seu surgimento como um grupo de dissidentes ingleses no século XVII. A primeira igreja batista nasceu quando um grupo de refugiados ingleses que foram para a Holanda em busca da liberdade religiosa em 1608, liderados por John Smyth, um clérigo e Thomas Helwys, um advogado, organizaram em Amsterdã, em 1609 uma igreja de doutrinas batistas. John Smyth discordava da política e de alguns pontos da doutrina da Igreja Anglicana da qual ele era pastor após uma aproximação com os menonitas e, examinando a Bíblia, creu na necessidade de batizar-se com consciência e em seguida batizou os demais fundadores da igreja, constituindo-se assim a primeira igreja batista organizada. Até então, o batismo não era por imersão, só os batistas particulares, por volta de 1642, adotaram oficialmente essa prática tornando-se comum depois a todos os batistas. A primeira confissão dos particulares, a Confissão de Londres de 1644, também foi a primeira a defender o imersionismo no batismo.
Depois da morte de John Smyth e da decisão de Thomas Helwys e seus seguidores de regressarem para a Inglaterra, a igreja organizada na Holanda desfez-se e parte dos seus membros uniram-se aos menonitas. Thomas Helwys organizou a Igreja Batista em Spitalfields, nos arredores de Londres, em 1612. A perseguição aos batistas e a outros dissidentes ingleses, fez com que muitos emigrassem. O mais famoso foi John Bunyan, que escreveu sua obra-prima O Peregrino enquanto estava preso. Nos Estados Unidos, a primeira igreja batista nasceu através de Roger Williams, que organizou a Primeira Igreja Batista de Providence em 1639, na colônia que ele fundou com o nome de Rhode Island, e John Clark que organizou a Igreja Batista de Newport, também em Rhode Island em 1648. Em terras americanas os batistas cresceram principalmente no sul, onde hoje sua principal denominação, a Convenção Batista do Sul, conta com quase 15 milhões de membros, sendo a maior igreja protestante dos Estados Unidos.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_Batista

ORGANIZAÇÃO
Uma Igreja Batista ela passar a existi oficialmente quando ela se filia a uma convenção no caso a Brasileira que tem ligado a ela a convenção estadual.Após esse processo é elaborado um estatuto que registrado em cartório passa a ser oficial.O próximo passo é tirar o CGC registro esse que dar o nome jurídico a igreja.Suas decisões são tomadas em assembleias chamadas sessões onde se ler a ata e realiza -se as comunicações e tomam-se as decisões. Seus lideres são eleitos por indicação ou votação da maioria.O mesmo devem quando possível constitui diretoria composta de:Tesoureiros,vice,secretários e lideres de departamento interno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário